sexta-feira, 16 de fevereiro de 2007

O Poder invisível

Quem disse que o poder está com eles? Porra nenhuma, o poder está conosco. Se eles perdem tempo olhando o que nós conversamos isso no mínimo quer dizer que o que falamos incomoda, faz eco, é ouvido. Então, por que ficar calado? Não fique parado. Não fique calado.

Nós somos o exército invisível. Com o poder nas teclas. Não vamos ficar calados. Quando eu comecei o blog do Viciado Carioca, eu tinha dois acessos diários e se você tem alguma coisa por aí, você também não pode ficar calado. Vamos abrir esse debate com todo mundo. Escreva o que você acha sobre censura e liberdade de expressão no seu blog. Se você não tem um blog, abra esse debate na comunidade que você freqüenta no Orkut, ou na sua lista de e-mail ou na porra do bar que você freqüenta.

Não pense que você não é visto. Estamos sendo vigiados, monitorados e pior, censurados. Será que teremos que ser selados, registrados, carimbados, avaliados, rotulados se quisermos voar? Ontem a Cicarelli tirou o YouTube do ar porque ela resolveu trepar em público e ficou puta que isso veio a público. Hoje eles tiraram do ar o blog de um drogado que falava da sua vida. Amanha ele podem achar ruim alguém falar mal de um time de futebol, ou de um programa de TV ou do do Governo.

Se você acha que o homem tem o direito à liberdade de opinião e expressão. este direito inclui a liberdade de, sem interferências, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e idéias por quaisquer meios, independentemente de fronteiras, como está determinado na Declaração Universal dos Direitos Humanos, não cruze os braços. Vamos dividir as nossas opiniões. A galera indignada me mandou e-mail:

Bigode http://bigodecomprido.blogspot.com/:

Caralho!!!!!!

Não dá pra não ficar puto com uma coisa dessas. Parece que vivemos na Bélgica ou na Disneylandia, onde a polícia não tem muito o que fazer além de interferir na vida de pessoas que utilizam a internet. Colhões para coibir o tráfico ou coisa que o valha a senhora delegada não tem, mas é bem fácil bater na porta de alguém que apenas utiliza a rede como forma de expressão e terapia para acusá-lo de apologia ao uso de drogas.

E se o conteúdo do viciado carioca fosse esse, ainda havia justificativas, mas o que vejo no site são apenas contos baseados na realidade que a juventude brasileira conhece: conversamos sobre e utilizamso drogas, bebemos, etc. O que você fazia no site era apenas falar abertamente sobre o que nós vemos todos os dias por aí.

Parece que a polícia está aí mais uma vez pra nos envergonhar e o Ministério Público, formado teoricamente por pessoas ilustradas, dá respaldo aos reacionários que têm a vaga idéia de poderem refrear o avanço da internet. Censuram hoje, amanhã mudamos de domínio. Uma vez na net, nuca mais tem fim. E eles não precebem isso e continuam a gastar tempo a perseguir quem não tem nada a ver com o problema das drogas.

Vic -> Pois é, as vezes eu acho que eles gostam de bater sempre na mesma tecla errada. Eu acredito sim em um certo controle do Estado nos meios de comunicação. Sempre achei que liberdade é sinônimo de libertinagem, mas, é claro, que esse "controle" deve ser de maneira inteligente. Sinceramente, acho mais nocivo menininhas de 5 anos dançando na boquinha da garrafa no programa do Raul Gil do que um drogado chorando suas mágoas em blog.


T.F Recife-PE:

"Grande VC

Cara oq eu puder fazer para ajuda-lo farei, sou adicto, limpo a algumas 24 hs e faço parte de NA a mais de um ano, servindo atualmente como secretario de meu grupo base.
Poderia pareçer estranho um cara do NA lendo teu blog mas como voce proprio falou, nao havia em momento algum apologia as drogas e ao uso, muito pelo contrario, seu blog, tirando seus comentarios hilarios e cronicas iradas, era ou é, um diario muito importante pros adictos na ativa.

Qualquer coisa estou aqui, e pode usar meu nome se quiser."

Vic -> Obrigado pela força. Não sei se você concorda comigo, mas o Governo só fará uma campanha efetiva anti-drogas quando usar caras como eu e você que já estiveram do outro lado e sabem exatamente o que seduz e o que mata nessa vida bandida. Força aí irmão e saiba que estou aqui no que você precisar.

Ricky:

"Sacanagem o que tão fazendo contigo. Duvido que alguém tenha sido influenciado com seu blog, talvez até o contrario.

Querendo ou não a censura voltou ao Brasil, é uma palhaçada, duvido que as pessoas que o censuraram tenham lido o blog por inteiro. Acho que essa atitude infantil dos engravatados se deu pelo nome do blog. Talvez se o nome fosse Ex-Viciado Carioca, não teria pegado nada.

Acho mais facil as pessoas se influenciarem pelas drogas mais pelas notícias da TV do que pela uma conversa(blog). Vivi num condominio de classe média a vida inteira, alguns amigos usavam drogas, mas nunca me senti influenciado por eles, pelo contrário, eles sempre conversavam dizendo que não seria uma boa para nós(os mais novos) usarem drogas. Nunca tivemos vontade de entrar nessa. Acho que uma boa conversa vale mais, abre mais a cabeça das pessoas, sana algumas curiosidades, mais do que fingir que não existe, mais do que deixar de discutir. E eles tão tirando o direito das pessoas discutirem sobre as drogas, com pessoas que eles não conhecem e que podem se abrir normalmente."

Vic-> Puta que pariu é exatamente o que penso. Vi isso a minha vida inteira. Sempre que existe uma discursão aberta, a curiosidade morre e só "cai nessa vida" quem está destinado a ela. Por todo os meus dias como viciado convivi com vários "caretas" que sempre conversaram com os "malucos" e nunca foram evitados por isso. Mas é justamente o contrário que todos os pais fazem. Falam que a droga é uma droga, quando deveriam falar justamente o contrário: que ela é muito boa e por isso que vicia e te faz escravo dela. Falam que você deve correr de um usuário como o diabo corre da cruz, quando deveriam falar que um viciado é um cara comum, que mora no se condomínio e que, normalmente, é um amigo seu. Quando você dá a opção para o ser humano entender, pensar e escolher, geralmente ele vai fazer a opção certa. Pelo menos, é o que eu vi e é o que eu acho que eu faria se tivesse tido essa oportunidade. De qualquer forma, valeu aí pelo e-mail.

T.M:

"Caro vic,

Foda-se esse estado de merda. Que merda de politica anti-drogas é essa que permite que num estado como o de SP, seja vetado milhões para as universidades públicas e as nossas crianças não têm acesso à educação?

Sem educação não se faz uma sociedade, muito menos uma livre do tráfico."

Vic -> Pois é. Isso parece óbvio, mas me parece que não existe muito interesse da castra maior de educar a galera aqui de baixo. O problema é que as pessoas aqui de baixo estão perdendo o rumo ou a paciência. Estão esmagando a classe média contra uma classe pobre e miserável que sem educação ou oportunidade encontra no tráfico, nas drogas, no roubo todos os recursos que o Estado não dá. Há uns dois anos atiraram contra o Palácio Guanabara. Mais ou menos na mesma época, colocaram o cara do Rappa em uma cadeira de rodas. Alguns meses depois atiraram em uma menina no metrô. Há uma semana pegaram uma criança e arrastaram na rua. O Pessoal deveria realmente está preocupado comigo? Com você? Com Orkut e coisa e tal? Como eu perguntei antes, quem é o inimigo? e o pior, o que será amanhã?

Thiago:

"Velho,

Quem ta vigiando os barracos da população favelada que é obrigada a dormir debaixo do fogo-cruzado de traficantes? Quem ta vigiando essas milícias, que é evidente que a polícia sabe quem comanda, e que tem piorado (ainda mais) a vida da população da periferia do Rio?!

Quem tem vigiado como armas de uso exclusivo do exército norte-americano, israelense ou russo chegam nos morros? Quem?! Ninguém!

Porque enquanto pobre estiver morrendo ninguém liga. Daí a polícia finge que faz seu trabalho vigiando blogs acessados pela classe média achando que vai ajudar a proteger nossas crianças dos perigos das drogas."

Vic -> É difícil entender mesmo. Uma violência absurda em todos os modos: física e moral. A impressão que me dá é que o Estado está tão desgovernado e assustado como nós e não sabe o que fazer. Não acredito que ações como fizeram comigo são de pura maldade e sim de puro falto de rumo. É claro que eles se importam com toda essa violência, eles só não sabem mais como controlar algo que foi criado por anos e anos de negligência. O que importa é que não vamos ficar calados ou nos deixar calar.

Dividi aqui - mantendo o anonimato dos leitores - algumas das dezenas de opiniões que chegaram para mim através de e-mail, mas não deixem de ler todos os comentários no post abaixo. Na boa galera, vamos tentar debater isso mais um pouco para que outros blogs não sumam como o meu. Isso é muito triste. Algumas pessoas me mandaram e-mail falando que é muito triste "que todo meu trabalho lá desapareceu". Na boa, o que mais me assustou não foi perder tudo o que eu disse, mas a possiblilidade de não poder falar mais. Isso é bizarro. É assustador. E se deixarmos isso passar em branco, amanhã eles irão criar outros motivos para deterem qualquer coisa que julgarem amoral. Não fiquem calados. Não fiquem parados.

Falei, e volto a repetir: vamos abrir esse debate com todo mundo. Escreva o que você acha sobre censura e liberdade de expressão no seu blog. Se você não tem um blog, abra esse debate na comunidade que você freqüenta no Orkut, ou na sua lista de e-mail ou na porra do bar que você freqüenta.

Nós somos o exército no submundo. Nós somos o poder invisível. Trabalho de formiga. Acredite, se estamos sendo vigiados é porque estamos sendo ouvidos. Então grite.

Obrigado pelo apoio de todos e vejo vocês depois do Carnaval.

13 comentários:

  1. a legislação brasileira virou uma apiada, sendo distorcida como melhor convem. O fato é que o Brasil ta virando a China em relação à censura e ponto. Não temos liberdade, não temos educação e não temos saúde. então não temos democracia.

    ResponderExcluir
  2. Lembrei de um texto que eu escrevi a um tempo atrás... quando bloquearam o YouTube... montei um site só pra ensinar meus amigos a furar o bloqueio, mas tive um monte de links...

    Não imaginava 30 acessos, mas segundo os números do adsense, tive mais de 5.000 visitas únicas...

    Link: aqui

    ResponderExcluir
  3. Esqueci de dizer do que se trata o link...

    Um breve histórico da censura na internet, como o caso do Xô Sarney, o caso da Imprensa Marrom (Gravataí Merengue), as nobres propostas de nossos políticos...

    Cada coisa linda!!

    Agora você entra nessa infeliz lista...

    ResponderExcluir
  4. Não vou ficar nem um pouco surpreso quando noticiarem depois do carnaval que o consumo de drogas, legais e ilegais, foi recorde mais uma vez. O problema é que ninguém quer admitir que o furo é muito, mas muito mais embaixo. Vivemos numa sociedade decadente, agonizante, onde a imensa maioria vive uma vida de merda para que alguns poucos possam viver no paraíso. O pobre vende pra poder comer, o classe média consome porque vive sufocado com a pressão de estudar, conseguir um bom emprego e fezer tudo como manda o figurino, e o único que ganha, claro, é o figurão que está no topo da cadeia. Nunca viveremos em paz enquanto todos os seres humanos não forem reconhecidos como tal. E que venha abaixo nossa sociedade falida e hipócrita.

    ResponderExcluir
  5. Vic e visitantes,

    Esse vídeo mostra um pouco sobre o futuro da web e suas potencialidades. Nunca poderão nos parar...
    http://www.youtube.com/watch?v=6gmP4nk0EOE

    ResponderExcluir
  6. Quer dizer então que, como o blog "teve" que desaparecer, nunca mais vamos ter acesso aos textos que estavam em arquivo?
    Sério isso? Cara, no arquivo tinham textos memoráveis, contos de fazer Fernando Sabino levantar da cova e ir pedir um autógrafo pro Vic.
    E agora? Nunca mais vamos ler de novo o texto daquela florzinha que queria mudar de cargo ou aquele de quando o Vic foi encontrar com o cara que tinha lhe comprado uns gibis? Aliás, pra quem lembra, aquele texto é um ótimo exemplo do quão "anti-drogas" era o blog..."Vê se não vai cheirar tudo hein"...
    Sem comentários.
    A (boa) literatura está de luto.

    ResponderExcluir
  7. Continua escrevendo suas historias e para de martirizar seu antigo blog. Porra! Vc é bom como contador de historias e não como defensor dos fracos, burla essa porra e volta escrevendo mais e mais

    ResponderExcluir
  8. viremos a ser a próxima china!!!!

    ResponderExcluir
  9. Pra quem quiser ler os posts do viciado carioca, é soh caçar no google e ler o cache q sempre rola (ou até então), pelo menos é assim q eu tenho recomendado os textos q li.

    ResponderExcluir
  10. O ZACK Q ESTAVA CERTO...

    FIGHT THE WAR,
    FUCK THE NORM!

    ResponderExcluir
  11. Qual a justitificativa pra uma censura dessas? Por acaso o Rubem Fonseca faz apologia ao crime? o.0

    ResponderExcluir
  12. Bom q voltou cara... acho q há coisas mais graves acontecendo no Brasil, do que um cara q escreve textos que abrem a mente de mtas pessoas para a vida... vc é um exemplo e realmente, não podem te calar...

    Enquanto isso no nosso país, matam pessoas a peso de pinga, e ae, alguém tá vendo?

    Abraço cara...

    ResponderExcluir
  13. se vc colocar "viciado carioca" no google da pra vc ver oq vc "perdeu".. soh clicar no 4o. link

    ResponderExcluir