terça-feira, 13 de fevereiro de 2007

Pai,afasta de mim esse cálice

Como a maioria já sabe, não posso mais escrever no Viciado Carioca, meu antigo Blog. Durante um ano fui investigado pelo Ministério Público e a Delegacia de Repressão aos Crimes na Internet que solicitaram a retirada do antigo blog do ar até que a averiguação fosse terminada.

É claro que fiquei muito irritado com isso. Pensei que vivia em uma sociedade que ainda considerava valores como democracia e liberdade de expressão. Mas é claro que eu estava errado. Se a nossa sociedade não dá valor nem a vida, como considerar assuntos mais complexos?

Querem me calar. Mas eu continuarei por aqui por algum tempo. Proibiram-me de escrever no Viciado Carioca, mas não proibiram o Viciado Carioca de escrever. Ou de pensar. Eles não podem fazer isso comigo. Ou com você. Querem me calar, mas eu vou continuar vomitando as minhas asneiras por algum tempo. Querem te calar, mas eu sei que você não vai deixar. Querem nos calar, mas nós vamos ficar quietos?

Acusam-me de fazer apologia as drogas. Como assim? Eu era drogado e contava o meu dia! Quer dizer que se eu for boxeador e fizer um blog, eu estou fazendo apologia à violência? Ou vocês querem me convencer de quando eu escrevi o conto de um cachorro que comia maconha eu induzi vários totós há uma vida doentia? E quando eu sugeri que meu pai ganhou um boquete de uma coroa sem dente eu estava fazendo apologia a que? De usuário eu virei o inimigo número 1. E olha que nem usuário eu sou mais....

É muita insanidade! Acredito sim que a liberdade de expressão tem seus limites. Tanto que nunca conduzi o meu blog na direção da vulgaridade, da indecência, da irresponsabilidade. Eu não seria louco de falar que uma merda que me fudeu por 10 anos deveria ser experimentada por alguém. Aquela porra era um blog literário. Claro que todos os meus contos têm drogas como tema. Assim como várias músicas do O Rappa, do Marcelo D2, do Planet Hamp, Charlie Brown, etc.... mas não é porque você escreve sobre um assassino que você está induzindo as pessoas a matarem uns aos outros. Será que isso é tão difícil de entender? Quem é o inimigo?

Além disso, tomei várias precauções como colocar um aviso que o Blog era literário, que era recomendado para maiores de 18 anos e me dava o trabalho de moderar os comentários.

Nada disso foi suficiente. Eles não querem saber disso. Eles querem me calar. Eles não querem saber como as drogas entram no Brasil ou como vigiar as fronteiras. Eles querem te calar. Eles não querem saber de educar o povo, de socializar aqueles que estão marginalizados, de cuidar da saúde do viciado. Eles querem nos calar.

Mas eu vou contar um segredinho: ELES NÃO VÃO CONSEGUIR.

É tão estúpido, que em um dos meus maiores textos anti-drogas eu falei mais ou menos sobre isso que está acontecendo. Quanto mais nós (sociedade) calarmos as nossas crianças, não explicarmos para elas o que realmente acontece quando se fuma um baseado ou se dá um tapa de no pó, mais vontade eles vão ter de subir a favela. Não se calem. Se você é pai ou mãe, não se cale. Não conte mentira para os seus filhos.

Procurei várias palavras para expressar toda a minha frustração, mas nenhuma delas serviu como as palavras do Gabriel Pensador na música Abalando:

“Não eu não consegui acreditar nisso
Mas não vâmo esquecer e nem permanecer omissos num caso que diz respeito ao direito de um cidadão
De carregar no peito a sua liberdade de expressão
Liberdade de expressão aqui? Ha
Não existe
Eu fiz "Hoje eu tô feliz" e fiquei triste
Pois já não posso mais nem sair em paz
Os fdp confundem artistas com marginais
Mas eu não sou um marginal
Isso é um grande erro
Sou apenas um artista como todo brasileiro
E o meu erro foi dizer o que não devia
Acreditei que existia o quê: Democracia...”


Não fiquem calados. Digam não a censura. Pensem, ou deixem de existir.

27 comentários:

  1. Quando a gente pensa que o país está evoluindo... Alguém nos joga na Idade Média de novo... É foda, mas força, cara! Precisando de ajuda... 'Tamos aí...

    ResponderExcluir
  2. http://www.eff.org/br/

    You Have the Right to Blog Anonymously. EFF has fought for your right to speak anonymously on the Internet, establishing legal protections in several states and federal jurisdictions, and developing technologies to help you protect you identity. With your support, EFF can continue to defend this right, conducting impact litigation to establish strict standards to unmask an anonymous critic in more jurisdictions.

    Já pensando na ditadura da informação, dá qual também sinto-me vitima por utilizar tecnologia P2P, ser ex-moderador do BrasilShare, fechado por investigações da PF, além de usuário de dezenas de comunidades torrent fechadas ilegalmente, a EFF nos dá o direito de livre pensamento e oferece gratuitamente um serviço de blog...

    Sem falar do Reporter sem fronteiras que contém um handbook de como manter um site sem sofrer esta censura.
    http://www.rsf.org/rubrique.php3?id_rubrique=542

    ResponderExcluir
  3. Sou leitor do seu blog desde a divulgação dele no cocadaboa! Ou para não levantar suspeitas seria melhor cocada boa? De qualquer forma continue escrevendo, eu continuarei lendo e recomendando seu blog para outros! Afinal tem alguns textos realmente bons!
    Abraços e sucesso!

    ResponderExcluir
  4. CENSURA É O CARALHO!
    esse país é ridículo... enquanto tem gente metendo milhes de reais de dinheiro público no bolso, eles se preocupam em fechar um blog??????
    da vontade de mandar um e-mail pra geral em brasilia mandando todo mundo ir tomar no cú
    de camisinha... é claro, que é pra ser politicamente correto

    ResponderExcluir
  5. Cara!!!
    NAO PARA! NUNCA!!!
    Essa merda de hipocrisia que abala o Brasil, nao consegue nos fazer parar de pensar!
    A sociedade eh isso que vc escreve, vc e muitos outros blogueiros.
    Acontece que as 'autoridades' que passam o dia inteiro fechados dentro do escitorio, na frente do pc vendo mulher pelada e que saem para um happy hour regado daquilo que vc foi censurado por falar, precisam tentar mostrar um servico e vao atras da 'moral e bons costumes'.
    Hipocritas

    ResponderExcluir
  6. A vinte e dois anos nós vencemos uma batalha.
    Mas não, eles não se deixaram perder a guerra.

    Se renstringir uma informação fosse mais eficiente que explicá-la, eu não teria perdido anos da minha vida cheirando cocaína, ou teria feito metade das coisas que me causaram regresso.

    Não existe um cale-se sem revolta, e não existe um cale-se que te impeça de pensar.


    Fiquei sinceramente chateado quando soube do que tinha acontecido, Vic.
    Isso só prova que a luta de gente que morreu pela liberdade de expressão, foi praticamente em vão.
    Mudaram as maneiras, mas ainda não mudaram os princípios.

    Coincidência eu ter assistido o filme 'zuzu angel' essa semana.

    Espero que não censurem o seu livro, enfim, eu ainda estou aguardando por ele!

    ResponderExcluir
  7. Um dia você vai contar esta história no Programa do Jô...

    Então, festa com globais, área vip em festas, carnaval bancado em Salvador, o mais novo imortal da Academia (o Paulo Coelho tah lá ué, abriram um presedente!).

    Não vai esquecer dos amigos.

    ResponderExcluir
  8. Palhaça isso galera...
    A dias atrás, censuraram o YouTube por causa de uma fodinha da Cicarelli na Espanha, agora tão censurando o Vic por apologia as drogas. Que eles mostrem quando o Vic defendeu o uso do pó, maconha, extasy e etc.

    Não podemos ficar parados. Até quando isso vai acontecer, e até quando vamos ter internet?

    Repito, não podemos ficar parados!!

    Temos que achar uma forma de acabar com a censura no Brasil.

    Força ae Vic, tamo contigo...abraço

    ResponderExcluir
  9. Eu ñ entendo muito de questões jurídicas, mas lembro de ter lido na Veja, na época da prisão do Planet Hemp, que para ser configurado o crime de apologia às drogas, teria que se provar que alguém começou a fumar maconha por causa do Planet Hemp. Por isso a prisão da banda não tinha sentido.

    É como o cara aí de cima disse, tanta podridão acontecendo no país, e eles focam no teu blog, ou melhor, nos delírios que fazem a partir do teu blog.

    ResponderExcluir
  10. Quando uma lei eh injusta temos a obrigacao de desobedece-la! No teu caso a lei eh justa e ta do seu lado!Se precisar de pulmao pra ajudar a gritar, estamos ai!

    O Brasil sendo arrastado do lado de fora do carro e neguzinho de palhacada repressiva!

    ResponderExcluir
  11. e aí cara? porra, fazia tempo que eu não lia teus textos. daí nesses últimos dias, passei lá e não achei. de repente tinha rolado alguma treta comercial e você tinha mudado, sei lá.
    daí, vi um comentário de um internerd dizndo que tu tava passando por uns maus bocados.
    porra bróder, isso é foda, mas o como o bernardi disse acima, apologia ou incentivo só se alguém usasse ou começasse a usar drogas por tua causa (ou pelo que escrevem). posso perguntar essas coisas para meu irmão ou meu pai e te passar umas dicas. também seria legal organizar um grupo e começar a pentelhar e fazer barulho. se bem que, no meio do carnaval é foda fazer mais barulho do que a bateria!
    se precisar de alguma coisa, estamos aí.

    ah, antes que algum xereta-da-lei resolva ir atrás de mim no meu site, não sou usuário de drogas, não condeno quem usa ou quem não usa pelo fato de usar. condeno quem ganha mais de 12 mil reais por mês para arbitrar a sociedade e só faz merda, capisce?

    ResponderExcluir
  12. "não serão livres enquanto não se rebelarem, não se rebelarão enquanto não forem livres".

    winsron, em 1984 de george orwell

    ResponderExcluir
  13. Sinceramente, eu até achei que demorou, vou explicar uma vez, uma vez vc comentou algo assim no blog: "Aqui não é lugar pra traficar, nem vender nem trocar droga nenhuma"

    Nessa época eu pensei... olha o pessoal levando a coisa por trás...

    mas como vc disse... não tem lógica nenhuma... e abra 15000 blogs se precisar... vamos continuar lendo.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. o que o mariona falo ...

    é isso ai cara ... um dia vc vai ta lah e todos iremos rir disso.. uaoieuai


    Escreveu muitu nesse texto...

    nos sempre estaremos no seu lado...
    mesmo que isso seja pouco...

    tudo dara certo...

    (por sorte eu me lembrei no Na Larica... senão eu tinha perdido de vez o blog ...)

    continue escrevendo ...
    vc escreve muito...

    ResponderExcluir
  16. Tem pouco tempo que comecei a ler o seu blog...achei alguns textos bons...continue escrevendo, divulgarei esse novo blog.

    ResponderExcluir
  17. Parabéns, é só o que eu consigo pensar.

    Parabéns por não parar, por não se calar.

    Gastam dinheiro, mão de obra e tempo pra fechar um blog que porta nada mais do que idéias, enquanto crianças vivem à mercê das drogas e da violência. E o assustador é pensar que o poder do governo foi entregue por nós. Construimos nosso próprio capataz.


    Parabéns.

    ResponderExcluir
  18. Toda essa questão é puro ego do Ministério Publico.
    É que a censura na internet tá na moda: orkut sendo investigado, o google não liberando as informações dos usuários sem mandado judicial, caso da cicarelli que derrubou o youtube.
    Então a onda agora é pintar e bordar na internet, muitas vezes passando por cima de cidadãos comuns como você ou como o dono do youtube.
    Daqui a pouco essa fanfarra acaba e como você bem mencionou, espero que eles voltem a fiscalizar as fronteiras e apropriar terras utilizadas para o plantio da maconha.

    ResponderExcluir
  19. E tem mais,
    se quiser assistência jurídica gratuita pode me falar. matomauro@gmail.com

    ResponderExcluir
  20. Nada melhora, pois quem tem a responsabilidade e o poder de mudar algo, é também o maior beneficiário do atual caos do país. Muito bom o post! Melhor ainda a iniciaitiva de continuar. Quem dera a internet fosse mais acessível neste país, pois com certeza teríamos muito mais força para mudar algo. Continue escrevendo! E nós, leitores assíduos continuaremos correspondendo! Participo de um blog com meia dúzia de acessos apenas, mas lá estará o link para seu novo blog!

    ResponderExcluir
  21. É inacreditável a sensação de quando algo como isso acontece com alguém que acompanha o trabalho brilhante pagina por pagina. A sensação de que a censura realmente está aí viva e silenciosa. E a imprensa muda....

    Estarei sempre acompanhando o trabalho e apoiando das maneiras que estiverem ao meu alcance.
    Parabéns por todo o seu trabalho e muita força.

    ResponderExcluir
  22. a luta continua, meu caro! Estou reverberando a história lá no escriba. Lia com frequencia o seu blog e acho uma pena que tenha mudado o nome e o foco. Acho que poderia bater pé e mantê-los, com hospedagem fora do país - como fez aliás o Cocadaboa.

    Enfim, vida que segue!

    um abraço!
    jorge

    ResponderExcluir
  23. A História Continua e a Luta não Acabou!
    Não te conheço, nunca li nada teu, soube por otro blog, mas tb escrevo e sou viciado em café e fumo.
    A souza cruz deixam rolar e ninguém é capaz de ganhar uma causa contra qualquer tabacaleira.
    Ontem tava lendo o livro 'maconha' do Gabeira publicado pela folha. Mas ele ta no congresso e tu só tem um blog. Fica fácil (pra 'justiça') demonstrar serviço contra os fracos.
    Um blog se caracteriza, mormente, por expor assuntos que fazem parte da vida pessoal de cada um e se passou pelas drogas, então é isso aí!
    Manda ver, hermano. Esses dinossauros tem que aprender o que é Liberdade de Expressão.
    e-e_x

    ResponderExcluir
  24. Que merda Vic!
    Senti falta de seu blog nos meus feeds hoje... Fui procurar e acabei aqui com essa noticia !
    Querem só manter o povo sem informação para não criarem problemas para eles.
    Força pra ti meu velho! Continue escrevendo pois vc manda bem pra kct!

    ResponderExcluir
  25. Esta censura é idiota. Agindo assim, em vez de te calar, eles acabam divulgando ainda mais o seu blog.
    Ah, estive no melhor bloco de rua do carnaval do Rio. No pré-aquecimento, sentei em um buteco com o pessoal do bairro que você já tão bem descreveu. Lembrei-me de seus textos. O calor era infernal, mas a água muito boa.
    Abraços

    ResponderExcluir
  26. Vic,

    O arquivo dos posts do antigo blog está disponível em algum lugar ?
    Se ainda não estiver vc tem planos para subir isso em algum lugar ? Acho que em algum servidor gringo para não te causar problemas...
    Comentei com um amigo sobre o seu texto do churrasco, algo parecido com o que aconteceu conosco, e ele ficou curioso pra ler...

    ResponderExcluir
  27. Fala Vic, blz??

    Nunca comentei seu blog mas sou visitante assíduo. Desde a história da mina que mijou no abajur achando que era o vaso. Seus textos são fenomenais. O melhor de todos, sem dúvidas, é o do churrasco em Angra (ou Cabo Frio)... hilário!!!

    Espaço aberto no meu inofensivo blog para vc. Se precisar, é só falar.

    Nunca utilizei nenhum tipo de intorpercentes por falta de curiosidade e de acesso. E nem tive mais curiosidade ou acesso depois q comecei a ler seu blog.

    Saudações

    Daniel - Brasília/DF

    ResponderExcluir