sexta-feira, 25 de maio de 2007

Festa Surpresa

Se eu fosse esperto deveria ter desconfiado quando me chamaram para essa festinha em Botafogo. Era Sábado, na semana do meu aniversário e no Bairro onde deixei o maior número de amigos.

Como eu sou muito burro eu não desconfiei.

Para mim, era mais uma reunião de amigos na casa de alguém, com algumas cervejas geladas, um papo honesto e um som bom num volume questionável. Coisas que gente velha e sem muita perspectiva de vida faz em um Sábado à noite.

Ainda bem que eu sou burro.

Juro que quando eu entrei na casa e as pessoas gritaram "Surpresa" eu olhei para traz. Venhamos e convenhamos eu me conheço há muito tempo para saber que a última pessoa da terra que merece uma festa surpresa sou eu.

Tá. Tem várias pessoas que não merecem uma festa surpresa na minha frente. Bush, o coreano maluco que comanda a Coréia e vários políticos brasileiros. Mesmo assim eu ainda devo estar no Top 100.

Nos dez primeiros minutos eu fiquei com um sorriso estampado na cara, aquele semblante de babaca e com vários "muito obrigado" na ponta da língua. Com onze minutos eu voltei a ser eu e notei uns três caras que eram surpresa estar em uma festa em minha homenagem. Com doze minutos percebi que não tinha nenhuma mulher solteira que eu poderia conseguir alguma coisa. Com treze reparei que iria passar o resto da noite me esquivando das ofertas de “um tapinha na erva pelos bons e velhos tempos”. Com quatorze eu vi que o número de cervejas na geladeira versus o número de beberrões iria causar a falta da primeira em no mínimo duas horas. Com quinze eu conclui que esse negócio de festa surpresa nem sempre é tão bom.

Eu nunca tive uma festa surpresa. Quer dizer, uma vez eu cheguei em casa umas duas horas da manhã e encontrei na porta do meu prédio uma ex-namorada querendo fazer um "Vale a Pena Ver de Novo". Mas tirando isso, eu nunca tive uma festa surpresa.

Fiquei feliz por cinco minutos, por ver que estavam todos lá. A mesma razão da minha tristeza. Estavam todos lá. Dos mais chatos aos mais legais.

Volto a dizer, nunca fizeram uma festa surpresa para mim. Lembro-me que durante toda a minha vida escolar eu contribuí com várias festas surpresas. Eu achava muito legal quando a pessoa era pega realmente de surpresa. Você conseguia ver a felicidade não só nos olhos dela, mas você conseguia quase sentir a alegria na pele da sortuda. Eu olhava esses “escolhidos” até com um ar de inveja e pensava que talvez eu não fosse uma pessoa tão legal para merecer uma. Isso tudo era o meu pensamento até Sábado.

Existe certa pressão quando você é o surpreso numa festa dessas. As pessoas te solicitam mais nas rodinhas esperando que você fale alguma coisa interessante. Mas você não consegue porque não se preparou para aquilo. Elas não entendem, mas você foi pego de surpresa. A coisa piora quando você tem um blog quase famoso (porque muitos pensam que eu sou um blogueiro famoso, mas quando você fala com um blogueiro realmente famoso e fala sobre o blog do Viciado Carioca a resposta deles é “de quem?”). A maioria das pessoas fala “como vai o blog” e isso na língua de quem sabe ler significa: eu sei que você escreve na internet mas nunca tive muito saco de conferir. Eles não querem realmente saber como vai o seu blog, eles só querem ser educadas ou puxar algum papo. Na maioria das vezes a minha resposta é a mesma: “Que blog? Cara, eu escrevi por uma semana em 2005 e o pessoal fica me zoando sobre isso até hoje. Olhe para mim, eu tenho cara de alguém que tem um blog?” E isso basta para eles acreditarem que eu não tenho um blog e fazerem o fato de eu escrever ou não na internet uma piada. Patético. O mesmo cara que me abraça e deseja a minha felicidade.

Beleza. Fiquei tomando umas cervejas com Lucas, o gordo. Lá pela quinta latinha descobri que ele foi o maestro de toda aquela bagunça. Perguntei a ele se aquilo era uma forma de me agradecer por incluí-lo nos curtas que estarão incluídos no curta que os Claudios estão produzindo. Ele me mandou a merda. Mas eu sei que o Gordo tá todo bobo porque vamos filmar algumas das nossas memoráveis conversas.

De resto eu não consegui concluir se esse negócio de ficar velho é muito chato ou quando você fica velho começa achar tudo muito chato, mas lá pelo meio da festa me deu uma vontade de ir embora. Sei lá, acho que está rolando mais papo de trabalho do que papo sem sentindo entre a velha turma e isso é muito ruim. Eu olho para o lado, olho para o outro e realmente não me sinto mais “parte do grupo” por mais que eles achem que eu seja. Também não estou com saco de procurar por ai e encontrar outras pessoas que achem o trabalho apenas um mal necessário como eu. Isso é culpa dessas bestas de RH, da revista Você S/A e do filho da puta do Jack Welch. Eles tentam te convencer que você deve agüentar muita pica para conseguir ganhar dinheiro no trabalho, que você pode até achar prazer nesse processo e que no final de tudo você vai estar por cima. Em suma, tentam te transformar em uma puta. Só que uma prostituta muito mais enfadonha e com menos dignidade. Por que, convenhamos, seria muito mais divertido tomar umas cervejas ouvindo o dia-a-dia de trabalho de uma puta a ouvir qualquer papinho sobre como o novo projeto será implantado.

Eu sei que quando acabou a cerveja e o pessoal começou a se fazer vaquinha para comprar mais eu agradeci pelos peixes e me mandei. Rolou o movimento “fica Vic” mas foi em vão. Peguei meu ônibus e voltei para a boa e velha Vila Isabel no meio da madruga. A caminho de casa encontrei um boteco e não resisti. Parei para tomar uma cerva e antes de eu terminar a garrafa já estava no meio de um empolgante papo sobre o Campeonato Brasileiro com alguns coroas. Percebi que os Botafoguenses acreditam realmente que podem conquistar o caneco. Vou voltar lá essa semana e conferir se a opinião deles mudou depois da eliminação da Copa do Brasil pela banderinha de pernas grossas.

É, talvez eu tenha encontrado uma turma para alguns papos sem sentido.

11 comentários:

  1. voce manda bem sim Vic, no seu lugar eu diria que era blogueiro.
    Voce tem uma capacidade de fazer uma coisa que aconteceu no seu dia-a-dia ficar interessante, isso eh raro! aeahhiaoeiohaeaeoihae
    quem se importa com oq acontece com os outros hoje em dia? :)
    Voce tem uma cambada de fã e fica aih se fazendo!

    ResponderExcluir
  2. FESTAS DE ANIVERSÁRIO
    Elas podem ser tão divertidas como um velório algumas vezes!
    Existe algo em ser o centro das atenções que me deixa incrivelmente desconfortável.
    Imagina uma festa surpresa!

    Mas ñ deixa de ser uma demonstração legitima de que as pessoas, de alguma forma, ainda se importam com a sua existência terrena!
    Ainda bem que não fui convidado para esta festa, pois se tivesse sido ela logo iria perder o adjetivo surpresa!

    Não guardo dinheiro, vou guardar segredo!
    Ta maluco?

    Imagina, chegar à sua festa completamente bêbado e gritando SURPRESA!
    Esta sim seria uma grande surpresa!
    Enganar uma pessoa é fácil, foda é enganar cinqüenta!

    ResponderExcluir
  3. hahahaha, muito bom, mariano!!!

    é, festa de aniversário surpresa é algo tenso. Ano passado fizeram uma pra mim. E foi surpresa mesmo, eu nem desconfiei. O foda é que tenho uma irmã gêmea, e só os meus amigos combinaram o esquema. Na hora pegou meio mal, aquela galera aparecendo do nada, só amigos meus. Pô, o aniversário era dela tbm, né? achei foda...

    feliz aniversário, Vic.
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Tb tive minha primeira festa surpresa esse ano... Ao entrar no apartamento, dei 3 tapas num baseado, tomei duas latinhas num gole só, e lembrei que era quarta-feira, que no outro dia estaria fudida pra trabalhar o dia todo e ainda seria a quinta, sinceramente, não consegui mais pensar em outra coisa... Pois é, como toda puta, tb quero estar por cima!

    Ótimo o post!

    ResponderExcluir
  5. Nunca tive uma festa surpresa, até acho legal com os outros, mas pra mim eu não iria querer...

    De qualquer forma, deve ser legal.

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pelos peixes? Algo de douglas adams? Feliz dia da toalha de qualquer forma!
    E parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Hi Vic
    Direto ao assunto, to escrevendo de Londres mas nao sou retirante nordestino. Sem a menor pretencao, fui jogado do outro lado da praia. Amei quase ate de ficar de pau duro esse texto sobre a festa surpresa. Pouco leio ou escrevo em portugues. Quando o faco, me espanto com a facilidade que o povo tem de usar palavras e nao dizer porra nenhuma. Tu escreve consico, direto, coerente, substancioso. Muito bom texto. Se nao incomoda, vou continuar vigiando teu blog.
    Abracao Gil

    ResponderExcluir
  8. Fala cara...

    Até estranho chamar de vic, mas ja que vc escolheu isso então, e ai vic ?

    Leio o blog desde 2005 e fiquei um tempo sem entrar nele desde q perdi o trampo, hj em dia to acessando denovo da minha casa, soh queria falar pra ti que admiro o jeito q escreve e que tem talento pra essas coisas.

    Me identifico com esses baratos, Bom cara, um abraço pra ti ai do rio, sou de sp e posso te dizer que tem um pessoal aqui q le seu blog tbm.

    Um forte abraço, se tiver saco kker hr me adiciona no msn pra gente jogar conversa fora firmeza ?

    grungestupid@hotmail.com

    Grande abraço...

    Ah, soh pra completar.. kker ora da uma olhada no que eu fiz num site duns " amiguinhos "

    www.nazipower.rg3.net

    Força e paz!

    ResponderExcluir
  9. VIC...
    Ta na hora de voce abrir mao dessa armadura que voce usa!!

    ResponderExcluir
  10. Não existe trabalho ruim, o ruim é ter que trabalhar.
    Keep drinking!

    ResponderExcluir
  11. uma vez fizeram uma festa surpresa para mim e a boa foi que eu desconfiei. era na minha casa.
    tinha passado o dia fora com minha amiga, que ficou responsável por me levar de volta para casa.

    disse precisava resolver umas coisa urgente e que era rápido. dei a chave a ela e disse para ir na frente.

    quando cheguei em casa, trocando as pernas as 3 da manhã, encontrei todo mundo muito bêbado e ninguém mais lembrava o que estava fazendo ali.
    foi otemo!

    ResponderExcluir