sexta-feira, 17 de abril de 2009

Grandes Novidades

Fala ai, Fiel Leitor! Como você está? Tudo bem? Puto com a minha ausência? Pois bem, não deveria.

Quem me segue há muito tempo, e sei que tem gente que está por aqui desde as primeiras letrinhas, sabe que sou dado a esses sumiços. De vez em quando tenho uma crise criativa ou fico muito absorvido pelo trabalho cotidiano e acabo sem tempo para criar.

Quando o dito popular fala que "Mente vazia é a oficina do Diabo" acredito que não é uma sabedoria propriamente popular e sim burguesa. Geralmente os detentores do poder não querem nós pensando. Se pensamos, começamos a teorizar e daí vem o questionamento. Se pensamos, começamos a criar e transformar o mundo que está muito bom para eles dessa forma. Então, criatividade para eles é uma merda a não ser que seja usada para vender uma nova porcaria no mercado.

Mas deixando a minha vã filosofia de lado, eu não estou sofrendo nenhuma crise criativa ou estou absorvido pelo trabalho moroso do dia-a-dia. Pelo contrário, esse ano está começando de uma forma muito positiva e agora chegou o tempo de dividir certas informações com você.

Nesse tempo, finalizei o meu primeiro romance. Opa, não precisa ficar muito curioso pois certamente você já leu boa parte dele. É uma união dos dois primeiros arcos do ANO I com algumas mudanças substanciais. Reescrevi praticamente tudo dos dois Arcos e acredite, esse é um trabalho dificílimo. Descobri que reescrever é mais difícil de escrever. Quando escrevi, e tudo que escrevo aqui no blog é assim, fiz de coração. Indo fundo na alma e encontrando o que eu queria realmente revelar. Quando você formata isso em um romance, é claro que você não pode perder essa essência, mas você tem que dar o valor literário correto para cada passagem, aperfeiçoando as nuances. Acredito que no blog está o diamante bruto e no romance ele está lapidado e sei que será uma experiência nova, curiosa e divertida para você, leitor fiel, e para todos que tiveram algum contato com os arcos, quando essa obra for publicada.

Além disso, metralhei bastante as teclas e devo dizer que o Arco III está muito adiantado. Está sendo a maior experiência literária da minha vida colocar essas coisas no papel, desde que comecei a escrever. Acabo encontrando emoções que há muito estavam enterradas e normalmente quando termino uma passagem, eu me sinto esgotado. As vezes, gargalho sozinho relembrando certas coisas e me divertindo com o trabalho. Outras, fico tão deprimido que penso em até desistir. É certamente uma montanha-russa de sentimentos, e no final vejo que escrever é uma coisa muito egocêntrica e masoquista.

Isso tudo toma meu tempo sem falar dos shows do Iron e do Kiss que me esgotaram fisicamente. Mas isso é outra história.

Mas aconteceu uma coisa, que também tomou bastante o meu tempo, mas sei que vai deixá-lo tão feliz como me deixou. É o porquê de tudo. Além de tentar acalmar um monstro que me consumia, foi a grande razão de começar a escrever isso aqui há uns quatro anos atrás. Sofri e rebati críticas. Cometi vários erros no caminho e magoei pessoas. O Ministério Público bloqueou o meu blog, mas não desisti. Montei esse novo aqui, continuei metralhando as teclas, conhecendo gente, colecionando admiradores e, sobretudo, fazendo amigos. Persegui essa meta o tempo todo e apesar de alguns tempos difíceis, não desisti. Tomei mais “nãos” que um gordinho em uma boate, e inclusive engordei bastante nesse caminho, até encontrar um sim. E agora que ele chegou, eu posso dizer que tudo valeu a pena.

Sim, fiel leitor, eu irei publicar o meu primeiro livro.

Estou tão irradiante como uma criança com a primeira bicicleta, um jovem com a primeira transa ou um político com o seu primeiro milhão desviado. E mais uma vez eu só posso agradecer você, fiel leitor, que vem me apoiando, me motivando e, porque não dizer, me mimando há tanto tempo.

E o caminho foi difícil. Descobri que é muito difícil o autor publicar o primeiro livro. Mais difícil ainda se for de contos. Os editores em geral não dão valor literário a isso e muitos nem publicam. Outros negavam sem mesmo ler, muitos nem dão resposta. Ainda bem que o pior já passou.

Bem, acho que isso explica porque o marcador “contos proibidos” está esvaziado no menu ao lado. Nesse tempo que fiquei sem escrever aqui, eu estava repassando os contos, selecionando, reescrevendo alguns, escrevendo outros, fazendo textos complementares e outras coisas e acho que esse é um motivo muito justo para o sumiço.

É claro que tudo é muito recente e não tenho datas ou outras informações para passar além de avisar que teremos um lançamento aqui no Rio. Será a oportunidade para o pessoal além de comprar o livro, conhecer o verdadeiro Vic. Inclusive, matarei a curiosidade boba de muitos, assinando o livro com o meu nome. Isso é o que menos importa, o que vale é que o contrato foi assinado. O livro está em processo de edição e a parte mais demorada, a revisão, já foi realizada.

Acho que é isso. Mais uma vez agradeço você, Fiel leitor, e garanto que farei uma homenagem especial na obra a ser lançada.


Compare preços: Notebook

17 comentários:

  1. Muito bom Vic. Você nem imagina a satisfação que tenho em ler tudo isso. Realmente, te acompanho desde o outro blog, e sou um grande fã dos seus textos.
    O reconhecimento é o maior troféu que podemos ganhar, e você já havia colocado as mãos nele bem antes, ao saber que seus leitores admiram seu trabalho. Mas esse reconhecimento, da mídia impressa... é muito bom!
    Parabéns novamente.

    ResponderExcluir
  2. Ah! O meu será autogradado! Hehehe.

    ResponderExcluir
  3. Vic,

    virei leitora assídua des do dia em que vi uma frase do seu blog em algum lugar que agora não me lembro qual; a única coisa que me lembro desse dia é que devorei o blog todo de uma vez só; e posso afirmar, foi única a sensação de te "conhecer".

    Fico mega feliz pelo livro, de verdade; não vejo a hora de encontrá-lo nas prateleiras aqui de São Paulo.

    Bom, é isso!!!

    ResponderExcluir
  4. cara, esse é o teu pior texto!

    Parabéns pelo livro!
    Vai ser dos contos proibidos? o romance tbm vai ser publicado? qual é o nome da editora?

    dá noticias que damos um jeito de divulgar aqui em porto alegre.
    anraço!

    ResponderExcluir
  5. Salve Vic.!

    Cara que legal! acompanho você desde o outro blog também e fiquei bastante feliz com a notícia, com toda certeza irei comprar o livro e quem sabe um dia não trombo você e descolo um autografo! Parabens mesmo pela conquista! E continue metralhando as letrinhas, que por aqui eu continuarei lendo... grande abraço!

    ResponderExcluir
  6. Essa sim é uma grande notícia!
    Conheci esse espaço há pouquíssimo tempo, logo depois que você achou meu paupérrimo blog. E foi uma grata surpresa! Há tempos eu não lia algo que me absorvesse tanto assim! E desde então passei a imaginar as estórias em um livro, poder tocar as letras, sentindo o cheiro do papel... nunca os livros perderam minha preferência...
    Estou mesmo ansiosa, vou pedir à uma amiga que mora no Rio para buscar um exemplar pra mim! Que bom!
    No mais, cara, grandiosos parabéns! Nem de longe posso imaginar a sua excitação!
    Muita merda pra você!

    ResponderExcluir
  7. Primeiro de tudo parabéns!!!

    Eu não o acompanho há muito tempo, mas foi a primeira coisa que vi vc falando sobre si: às vezes sumo! Então tá! Mistério também é bom!

    Espero que dê tudo certo com a publicação. Lembro de ter lido que o blog era para escritores suspirantes, aspirantes, suplicantes por um livro, eu me identifiquei,pois me considero uma dessas, claro que temas completamente diferentes. E é bom ver a trajetória de alguém e suas experiências.

    Boa sorte! Torço por vc !

    Bjão!

    ResponderExcluir
  8. Homenagem especial? Eu quero é um exemplar grátis hehehehe
    Pelo menos teremos um livro com começo e fim né? É foda ficar mais de mês esperando por atualização. Desculpe se não sou um Padawan tão aplicado...

    ResponderExcluir
  9. isso ae cara!! parabens!!
    esse seu blog vicia msm e o livro não vai ser diferente.
    Dependendo do dia do lançamento vou la pegar um autografo.

    abraço e sucesso

    ResponderExcluir
  10. Hei! Que legal! Parabéns pelo contrato; estou ansiosa pelo lançamento, porque leio o blog já há muito tempo, acompanhei todas as turbulências e mudanças, e sempre aflita para que eles não conseguissem calar tua voz, que me fez refletir em algumas coisas beem sérias algumas vezes, rir muito, muitas vezes e admirar você um bocado. Valeu!

    ResponderExcluir
  11. Parabéns Vic, parabéns mesmo cara, você é completamente foda. Não te acompanho desde os primórdios, mas já faz um tempinho. E sofro com os seus sumiços, mas a espera é contemplada com um excelente texto e agora uma magnífica novidade.

    Parabéns novamente!!!

    ResponderExcluir
  12. Poxa cara, fico feliz mesmo por vc! Acompanho seus textos ha pouco tempo mas ja posso dizer que seu livro sera um sucesso!!

    Parabens!

    ResponderExcluir
  13. Estou muito feliz com a notícia!
    Farei o possível para estar no lançamento e tomaremos um chopp ao final!

    Abraços e agora vou ler: "Ora, bolas!"

    ResponderExcluir